Comece um estilo de vida sem desperdício em 3, 2, 1...

March 4, 2016

Recuse itens desnecessários

Nós vivemos uma cultura que promove o desperdício. É fácil levar produtos desnecessários para casa, como panfletos, brindes de fast food, excessivas sacolas de plásticos, e outros produtos gratuitamente distribuídos por aí.  Apesar de alguns desses produtos possam ser momentaneamente úteis, eles rapidamente perdem seu valor e são descartados. Para evitar o desperdício e o aumento de lixo o melhor a se fazer é recusá-los.

Uma dica seria tirar foto do panfleto ou levar sua própria sacola para as compras, por exemplo. Dessa forma, você já estará ajudando muito.

Abrace a ideia

Para que o propósito dê certo, é preciso propagar a ideia e promover soluções para um sistema mais sustentável. Um exemplo usado no Rio de Janeiro, é o site do Domínio Público, uma biblioteca pública online onde dá acesso a livros gratuitamente sem precisar produzir cópias físicas. Outro exemplo, são as Bikes Itaú que além de promover o exercício físico ajudando na questão da saúde, promove cotidiano mais sustentável.

O que pode ser feito no nosso cotidiano?

Uma das coisas possíveis, por exemplo, são os bazares de roupas, livros, acessórios, eletrônicos, entre outros. Com eles renovamos o ciclo de vida do produto, reduzimos o desperdício e economizamos na compra e venda.

O que pode ser feito nas empresas?

Escritórios e locais de trabalho em geral tem hábitos que não ajudam o meio ambiente. Se possível, encontre colegas inspirados para acompanhá-lo no projeto, ajudando a propagar a ideia e ajudar na iniciativa.

Um exemplo que pode ser feito nas empresas é encontrar uma maneira de ajudar a reciclar itens pequenos, mas de alto impacto, como baterias ou lâmpadas fluorescentes, onde você poderia transportar os itens facilmente para um destino de reciclagem.

Existem outras maneiras fáceis de reduzir o desperdício. Algumas práticas podem ser substituídas e ajudar nessa questão. Será que seu escritório compra água engarrafada, por exemplo, ou usa um filtro de água? Ou como evitar a impressão desnecessária de documentos? Proponha novos projetos digitais. O que pode ser feito?

 

Fonte: http://www.earth911.com/home-garden/7-steps-zero-waste-lifestyle/

Please reload