Lixeiras Subterrâneas: O futuro é agora.

March 8, 2016

 

Os números não mentem. A população cresce, o consumo de bens é cada vez maior e o desperdício também. Tais fatos são fortes razões para o aumento de lixo produzido ao redor do mundo, e quem mais sofre com isso é o meio ambiente. Foi pensando nisso que pesquisadores começaram a investir em uma medida, que pode parecer simples, mas que fará muita diferença se for mais bem aproveitada: Lixeiras subterrâneas.

 

Dentre os principais benefícios das lixeiras subterrâneas, podemos destacar o fato de que elas ajudam a dar um destino ecologicamente melhor para os resíduos descartados. Além disso, os sacos de lixo, que são depositados nesses locais, ficam armazenados em um contêiner abaixo do solo, o que ajuda a prevenir que o lixo se espalhe por conta das chuvas, tornando as cidades mais seguras contra enchentes e doenças.

 

O funcionamento é simples: As lixeiras, que ficam aproximadamente 1,5m acima do solo, são interligadas com os contêineres através de um fundo falso. Na hora da coleta desses resíduos, as empresas de coleta e transporte, como a Clean e a Padrão Ambiental, levantam uma tampa presente na calçada e fazem a retirada normal do contêiner. Como o espaço interno nessas lixeiras é grande, as empresas de coleta também se beneficiam por não ter que fazer tantas viagens. Isso é outro fato que ajuda nosso meio ambiente, já que a queima de combustível é muito menor.

 

Por mais que pareça um projeto futurista, essas medidas já estão sendo tomadas em algumas cidades brasileiras, como é o caso de Campinas (SP), Salvador (BA) e em Campos (RJ). O grupo Clean apóia essa idéia que pode mudar muito o nosso país. Parabéns a todos os envolvidos!

 

Fonte: www.profresiduo.com

 

Please reload