Adidas lançará tênis feito com lixo reciclado retirado do oceano

November 9, 2016

A marca de produtos esportivos Adidas anunciou, esta semana, que irá comercializar 7 mil pares de tênis de corrida feitos com materiais reciclados, a maior parte dos quais vêm de plástico retirado dos oceanos. Os calçados, chamados de UltraBOOST Uncaged Parley, são uma parceria da empresa com o grupo Parley for the Oceans, que tenta chamar atenção para a poluição dos oceanos.

Segundo a Adidas, o "corpo" dos tênis é feito de 95% de plástico retirado do oceano próximo das Ilhas Maldivas e depois reciclado; os outros 5% são poliéster reciclado. O resto do calçado, como a sola e os cadarços, também é feito de materiais reciclados, e cerca de 11 garrafas de plástico são recicladas em cada par dos tênis, de acordo com a empresa.

 

O vídeo abaixo fala mais sobre os calçados:

Inicialmente, a empresa pensava em usar o plástico reciclado para criar um material que pudesse ser impresso em 3D para compor o calçado. Essa ideia, contudo, foi abandonada. De acordo com o The Verge, a Adidas afirma, de maneira um tanto vaga, que transforma o plástico em um tecido que pode ser usado para criar calçados usando "novas tecnologias" para "reaproveitar dejetos plásticos marinhos".

 

Embora inicialmente a empresa só pretenda fabricar sete mil pares dos tênis, ela afirmou também que sua meta é produzir um milhão de pares de tênis até o final de 2017. O objetivo final, segundo a empresa, é acabar totalmente com o lixo plástico dos oceanos. Além dos primeiros sete mil, a Adidas também fabricará calçados esportivos em edições limitadas para os clubes de futebol Bayern de Munique e Real Madrid.

 

Fontes: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/adidas-vendera-tenis-feito-com-lixo-reciclado-retirado-do-oceano/63671

 

 

 

Please reload