Temos o primeiro caminhão elétrico do Rio

March 26, 2018

 

A Clean Ambiental lança caminhão de lixo 100% elétrico no Rio de Janeiro com energia elétrica oriunda do processamento do lixo coletado.

 

Empresa e alia à maior fabricante mundial de veículos elétricos, BYD (Build Your Dreams) para lançar o primeiro veículo coletor e compactador de lixo com zero emissão de poluentes que atuará na cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro caminhão 100% elétrico destinado à coleta e compactação de lixo do Rio começou a operar no último dia 20 de março. O veículo tem PBT técnico de 21 toneladas na versão 4x2 e tem autonomia estimada de oito horas de operação por recarga. Abastecido com energia elétrica oriunda de processamento do lixo, fecha um ciclo de trabalho totalmente sustentável.

 

O modelo escolhido pela Clean Ambiental foi o BYD eT8A. Alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até 30 anos, o caminhão coletor não emite gases de fumaça de escapamento na atmosfera, possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.

 

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo a satisfação da população. Diferente dos caminhões a Diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500N.m a zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação a motores Diesel, que possuem menos torque a rotações elevadas”, explica Carlos Roma, Diretor de Vendas da BYD do Brasil.

 

Além disso, o caminhão elétrico em operação no Rio pela Clean Ambiental será inovador também na fonte de seu abastecimento, utilizando energia elétrica oriunda do processamento de lixo. “O mundo todo caminha a passos largos para a eletrificação de frotas, mas a solução completa entregue pela Clean Ambiental e pela BYD, que inclui o aproveitamento do lixo para gerar energia elétrica, é o início da nossa contribuição para um mundo melhor para as próximas gerações. Estamos dando o primeiro passo no setor privado e sabemos que seremos seguidos pelo setor público também”. Afirma Eduardo Días Almeida, Presidente da Clean Ambiental.

Please reload