10 dicas para ser mais sustentável em casa

April 24, 2018

    As dicas são simples, basta ficar atento a elas e se esforçar um pouco para fazer a diferença no futuro do planeta.

 

 

Produtos de Limpeza
    Escolha os produtos que são biodegradáveis e evite os que possuem fosfato em sua composição. Alternativas caseiras como sódio, limão e vinagre podem substituir os produtos de limpeza tradicionais que muitas vezes são tóxicos para o meio ambiente. 

 

Sacolas Plásticas
    O plástico mata milhares de animais por ano além de poluírem o meio ambiente. Sendo assim escolha sacolas de pano ou retornáveis para fazer o transporte de suas compras.

 

Papel
    Para o consumo de papel prefira o reciclado que consome de 70% a 90% menos energia na sua produção do que o comum além de poupar nossas florestas.

 

Garrafas Plásticas
    Reutilize garrafas plásticas quando estas não puderem ser substituídas ou escolha garrafinhas e canecas para matar sua sede. Além de sair mais barato você evita o descarte no meio ambiente. 

 

Lâmpadas e Eletrônicos
    Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes que gastam 60% menos energia. Retire os aparelhos da tomada, pois este modo consome de 15 a 40% de energia mesmo estando desligado.

 

Computador
    Desligue o computador se ficar mais de duas horas sem utilizá-lo e o monitor por 15 minutos. O maior responsável pelo consumo energético do computador é o monitor, os de LCD são mais econômicos.

 

Ar condicionado
    O ventilador de teto consome 90% menos energia, combinar o uso dos dois também pode ser uma boa opção, para isso regule o ar condicionado no mínimo e ligue o ventilador.

 

Água
    Feche a torneira enquanto escovar os dentes, reduza alguns minutos do banho, instale válvulas na descarga para regular a quantidade de água liberada.

 

Cozinha
    Prefira cozinhar na panela de pressão além de ser mais rápido você economiza 70% de gás. Escolha alimentos frescos ao invés de congelados e enlatados, pois estes consomem mais energia ao serem produzidos e ainda geram mais lixo. 

 

Consumo Consciente
    Ser sustentável não significa que estamos proibidos de fazer compras, mas que podemos optar por produtos mais duráveis, verificar se é ecológico e quais os impactos de seu descarte.

Please reload