O que é lixo infectante e por que é tão importante que ele seja descartado corretamente?

Muitos hospitais, drogarias, salão de beleza, barbearias, clínicas e consultórios médicos usam certo tipo de material que não são considerados lixo comuns, são os resíduos biológicos. Os resíduos biológico são qualquer tipo de material que entre em contato com fluidos corporais como:

  • Gazes

  • Luvas descartáveis

  • Restos de tubos de coletores e de transferência

  • Giletes

  • Agulhas

  • Entre outros.

 

Hoje no Brasil somente 60% de todo o lixo infectante é descartado corretamente e com o tratamento adequado para prevenir a propagação de doenças, minimizar os impactos ambientais e também para atender a legislação vigente.

 

Um dos fatores que interferem este dado é o fato de que muitos profissionais não tiveram orientação correta sobre a necessidade deste descarte e só tem esta informação quando são fiscalizados pelo INEA ou Comlurb.

 

Após o descarte deste resíduo biológico, muitos ficam com a dúvida sobre o que acontece de fato com esses materiais. Mas a verdade é que ele é direcionado para uma empresa que vai tratar o resíduo destruindo os microrganismos infectados por agentes físicos e químicos.

 

Nós do Grupo Clean Padrão Ambiental, contamos com uma empresa do mesmo Grupo

chamada Bioclean, especializada no tratamento destes resíduos biológicos. Trata-se de uma moderna estação de tratamento térmico por autoclave.

 

 

Autoclave é um maquinário utilizado para esterilizar instrumentos e materiais contaminados. Basta carregar a máquina com os itens que precisam ser esterilizados e iniciar o ciclo.

 

A energia utilizada para esta esterilização é oriunda da lenha certificada indo de encontro com a nossa política de sustentabilidade.

 

O calor ali exposto sob pressão chega a 150 graus e aquece os materiais contaminados, levando à morte as células microbianas e demais organismos patogênicos.

 

Após este processo, já descaracterizado, os resíduos são encaminhados para Aterro Sanitário Licenciado pela Comlurb.

Please reload