Grande desperdício de alimentos ainda faz parte da realidade brasileira

August 29, 2018

Você sabia que o nosso país está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos? Infelizmente essa ainda é uma tendência global. Todos os anos cerca de 1,3 bilhão de tonelada de alimentos são desperdiçados no mundo. É 1/3 de tudo o que produzimos.

Atualmente, o Brasil descarta cerca de 41 mil toneladas por ano. Segunda a FAO (Agência da ONU voltada para a erradicação da fome no mundo), cerca de 56% dessa perda ocorre nas fases iniciais da produção (incluindo a manipulação pós colheita e a armazenagem). Para entender esta dimensão, cerca de 25 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas todos os dias com essa quantidade desperdiçada, no Brasil, por exemplo, contamos com cerca de 7 milhões de pessoas desnutridas.

 

Além da perda dos recursos naturais, há também a perda de recursos financeiros, estima-se que em 2016 só os supermercados brasileiros perderam em faturamento cerca de 7 bilhões de reais em alimentos.

 

Frutas, hortaliças, raízes e tubérculos são os mais descartados: quase metade do que é colhido é jogado fora, entre cereais, o desperdício é de 30%. Entre os pescados, carne de gado e produtos lácteos, o descarte chega a ser de 20% (dados da FAO).

Em contramão, recursos estão sendo utilizados para combater os desperdícios. Uma grande jogada de marketing foi realizada com as maçãs da Turma da Mônica, que por serem pequenas, eram mal vistas, a solução foi a atrelar essas pequenas maçãs ao público infantil (estampando adesivos e etc). Além disso, outras empresas estão buscando medidas, como o Carrefour que lançou uma campanha (Únicos) aonde vendem frutas e legumes disformes (“feios”) por no mínimo 30% de desconto.

 

A meta global é que ocorra uma redução de 50% nessas perdas até o ano de 2030, visando proteger a manutenção dos recursos naturais do planeta e erradicar a fome de quase 800 milhões de pessoas.

 

Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2018/04/08/como-o-desperdicio-de-alimentos-afeta-o-brasil-e-o-seu-bolso_a_23375621/

Please reload