Meu Rio Mais Clean no dia da Árvore

September 27, 2019

 

 

 

O projeto MEU RIO MAIS CLEAN foi desenvolvido com o objetivo de devolver à natureza diversas árvores que se perderam com o passar dos anos, seja devido a um desastre natural ou até mesmo ação do homem.

 

Após o recente e triste episódio com as queimadas da Amazônia, percebemos que não podemos ficar de braços cruzados, e precisamos agir em prol do meio ambiente e da população. Esperamos através deste pequeno, mas importante ato, incentivar outras pessoas e instituições a fazerem o mesmo: lutar pela natureza.

 

 

Essa primeira edição foi Sucesso! Plantamos no total de 20 mudas, que foram divididas entre as regiões da Barra e Recreio dos Bandeirantes. As especies utilizadas no plantio foram: Ipê, Paineiras, Pau Brasil, Imbirussu, Inhabu, Grumixama, e Aroeira. Para um plantio totalmente sustentável, utilizamos adubo proveniente da Biometanização, um processo que transforma o lixo orgânico em adubo.As camisas personalizadas utilizadas na ação foram confeccionadas com material 100% reciclado.Contamos com o Apoio da Comlurb e Rio Novo Olhar na organização e execução do projeto.

 

 

NOSSA META É ATÉ O FINAL DE 2020 PLANTAR CERCA DE 300 ÁRVORES. A quantidade pode parecer pequena mas é de grande ajuda para o meio ambiente e para a saúde de todos, não só nós cariocas.Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver, fixando a partir da fotossíntese o CO2 da atmosfera na forma de carboidratos, que são por fim incorporados à parede celular das árvores.

 

 

Esse processo natural chamado de sequestro de carbono ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera. Cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver de 150 a 200 toneladas de carbono. É por isso que o desmatamento é um grande inimigo do sequestro de carbono, já que o corte de árvores promove a liberação do CO2 capturado pelas plantas. Atividades como passeatas com alunos do colégio Dom pedro I e a banda Chegando de Surpresa, tornou o dia alegre e cheio de energia. Definitivamente essa primeira edição foi muito especial!Agradecemos especialmente a todos os nossos colaboradores que participaram como voluntários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload